Você está visualizando atualmente PROJETO ARQUITETÔNICO: COMO FUNCIONA E PARA QUÊ SERVE

PROJETO ARQUITETÔNICO: COMO FUNCIONA E PARA QUÊ SERVE

O projeto arquitetônico é o esboço do projeto, essencial para qualquer edificação. Ele é definido como a materialização de uma ideia ou do  espaço imaginado pelo arquiteto. Com o projeto arquitetônico é possível verificar a melhor maneira de atender as necessidades de um potencial cliente ou até mesmo poder prever e/ou solucionar os problemas que podem surgir durante o processo. Ele é composto por algumas fases, são elas: implantação; plantas de cobertura; planta baixa; cortes e elevações; e layout gráfico. “O projeto arquitetônico permite também prever os recursos físico-financeiros necessários à realização da obra”, aponta Paula Katakura, que é professora do curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia.

A seguir é desenvolvido o projeto executivo, já considerando os demais projetos complementares: de estrutura, fundações, instalações hidráulicas, ar-condicionado etc. O projeto executivo deve conter todas as referências necessárias à locação da obra e execução da edificação.  “A construção inicia com a preparação do terreno; instalação do canteiro de obras; locação dos pilares; execução de cortes e aterros das fundações, de pilares, vigas e lajes seguidas das alvenarias das paredes; acabamentos; impermeabilizações; cobertura etc”, destaca. Um projeto arquitetônico organiza os espaços para as atividades das pessoas, desde pequenos espaços, até grandes edifícios e conjuntos de edifícios. “Com ele, consegue-se construir de forma planejada, com a previsão de todos os ambientes, pensando nas condições de conforto ambiental, de ergonomia, de materiais e sistemas a serem utilizados”, finaliza.

Confira as 5 etapas de projeto arquitetônico:

1- Pré-projeto: é o briefing onde são levantadas as necessidades pré-existentes;

2- Estudos preliminares: é a primeira etapa de elaboração técnica projetual onde serão definidas as plantas humanizadas, perspectivas 3D, layouts etc;

3- Anteprojeto: após a aprovação do projeto preliminar, são definidas as informações técnicas que auxiliam na execução da obra onde é colocado em prática o desenvolvimento mesmo do projeto;

4- Projeto executivo: é onde entra a concepção, representação final e informações técnicas;

5- Compatibilização: combina o projeto com todos os outros demais complementares.

Fonte: https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/projeto-arquitetonico/#:~:text=O%20projeto%20arquitet%C3%B4nico%20%C3%A9%20o,do%20espa%C3%A7o%20imaginado%20pelo%20arquiteto.

Deixe um comentário