Você está visualizando atualmente PROJETO ELÉTRICO RESIDENCIAL

PROJETO ELÉTRICO RESIDENCIAL

O projeto elétrico residencial é uma dos componentes essenciais de uma obra. Aqui está um passo a passo para fazer com que o seu seja o mais completo.

projeto elétrico residencial é essencial para o conjunto quando se fala de construções ou reformas de ambientes. Afinal, esse documento é responsável por mostrar muito mais que as localizações de tomadas e pontos de iluminação.

Para evitar o mau funcionamento da iluminação e dos aparelhos que são conectados à energia elétrica — o que pode causar transtornos complicados no dia a dia dos habitantes de uma residência —, é importante que seja realizado um projeto de distribuição das cargas elétricas.

Essas definições evitam maiores gastos com dimensionamentos feitos em desacordo com as cargas reais, facilitam alterações e manutenções do sistema e ainda garantem que a obra esteja de acordo com as normas e legislações vigentes.

O que constitui um projeto elétrico?

Um projeto elétrico residencial é formado pelo conjunto de cálculos e representações gráficas que demonstram, em detalhes, cada um dos pontos de energia que serão instalados em todos os ambientes de uma residência.

Os principais elementos que fazem parte do projeto elétrico residencial são:

  • cálculo de demanda de energia, com detalhamento técnico e memória de cálculo;
  • planta baixa com as representações adequadas dos elementos da instalação;
  • cálculo dos sistemas de proteção para cada um dos circuitos definidos;
  • dimensionamento e definição dos materiais a serem utilizados.

No caso de a construção ter mais de um pavimento, é necessária também a elaboração de uma “prumada elétrica”, que é um corte lateral que mostra claramente as ligações existentes entre os andares de uma instalação. Não é um diagrama elétrico completo, mas mostra as principais informações das caixas de passagem e dos cabos, por exemplo.

Projetos residenciais são considerados como de baixa potência pelos órgãos regulamentadores. Isso permite que sejam feitos por engenheiros eletricistas, engenheiros civis, arquitetos e técnicos em eletrotécnica, de acordo com as normativas vigentes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). Esses profissionais devem ter cadastros ativos no respectivo órgão de classe e são responsáveis pelo registro da obra perante eles.

O projeto elétrico é essencial não apenas para que tenhamos segurança nas instalações atuais, mas também para que possamos verificar a capacidade de realizar alterações ou expansões posteriores, caso o ambiente necessite de uma reforma.

Quais normas um projeto elétrico residencial deve obedecer?

ABNT NBR 5410 é a norma que traz as definições essenciais que um projeto elétrico residencial deve seguir para garantir a segurança das instalações, dos equipamentos instalados e dos usuários. Além disso, ela determina os conceitos básicos para cada um dos tipos de demandas e cálculos que devem ser apresentados para que projetos de instalações elétricas de baixa tensão sejam completos e corretos.

É importante também conhecer a fundo as características que podem ser específicas para uma região ou uma empresa distribuidora de energia — que, muitas vezes, apresentam regras que precisam ser levadas em conta em um projeto elétrico residencial, para que possam garantir um melhor atendimento da demanda de energia da moradia em questão.

Mais um documento essencial para a realização do projeto é o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) ou a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), registrados no CAU ou no CREA, respectivamente. Ele apresenta os dados do profissional responsável por determinado projeto, seja ele arquiteto ou engenheiro.

As obras passam sempre por fiscalização. Consequentemente, o signatário do RRT ou ART é quem responderá por uma determinada instalação. Portanto, esses documentos devem ser feitos por profissionais registrados nos conselhos.

Fonte: https://archtrends.com/blog/projeto-eletrico-residencial/

Deixe um comentário